segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Colégio Estadual João Francisco da Silva


1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
O Colégio Estadual João Francisco da Silva inicialmente funcionou com as turmas de 1ª a 4ª série do 1º grau através da portaria nº 11.771, publicado no Diário Oficial de 25/10 de 1983, com a denominação de Escola Estadual João Francisco da Silva. A partir de 2002 passa a se denominar Colégio Estadual João Francisco da Silva, passando a funcionar o Ensino Médio com as primeiras turmas de 1.ª Série do Ensino Médio autorizado, através da Portaria n.º 11771, publicado no Diário Oficial de 04/03/2005, o referido curso teve sua implantação em 2002 com a modalidade Formação Geral.

Quadro 1 – Dados cadastrais da unidade escolar

Unidade escolar Colégio Estadual João Francisco da Silva

Endereço Praça José Lourenço de Carvalho S/N
Telefones/Fax: (75) 3296-2278
Home-page
Cadastro no MEC/Inep 29115396
Autorização de funcionamento PORTARIA: 11771
D.O 04/01/2005
Classificação IDEB 3,5
Modalidades de ensino Ensino Médio Regular

1.1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

A Direção é o órgão que coordena todas as atividades do Colégio Estadual João Francisco da Silva, estabelecendo medidas administrativas, financeira, jurídica e pedagógica, em conjunto com o colegiado escolar, necessários para a organização e funcionamento do Colégio. A direção da Escola foi escolhida democraticamente através de Eleição direta, onde toda a comunidade escolar pode participar do processo seletivo. Para poder concorrer ao cargo o Estado proporcionou o curso de gestão, critério primordial para poder participar de todo o processo. Antes do processo seletivo já atuava desde agosto de 2007. A Escola conta com um Colegiado Escolar, também formado democraticamente através de eleição, formado com o objetivo de auxiliar na construção e implementação da gestão democrática. Não tem ainda um Grêmio Estudantil, mas discussões estão sendo propostas para incentivar os alunos a formar o Grêmio. A equipe gestora é formada apenas pela diretora a qual é responsável pela execução eficaz da Proposta Pedagógica e desenvolvimento pleno dos objetivos educacionais, promovendo a aprendizagem intelectual, afetiva, ética, social e política dos alunos.
Como a escola não dispõe de uma Coordenação Pedagógica, a direção ajuda os docentes nos procedimentos de ensino, na descrição dos objetivos educacionais e no próprio desempenho do professor.
A escola possui um Regimento e que todos são conhecedores procurando segui-lo sempre. Alguns projetos vêm sendo desenvolvidos com o intuito de reparar algumas distorções, mas muito ainda precisa ser feito, principalmente por parte do governo, no que diz respeito à contratação de um coordenador pedagógico para auxiliar no desenvolvimento de tais projetos. Apresenta uma clientela diversificada em termos de idade e condição social, a maioria é proveniente de família de baixa renda, moradores da zona rural. Grande parte dos alunos já trabalha e durante a época da colheita há uma grande evasão. Com pouco tempo para os estudos, muitos apresentam defasagem de aprendizagem e também de idade / série.
Fazendo parte da comunidade, é fundamental que a Escola conheça o contexto social de sua vizinhança e da clientela a que serve. Apesar de óbvia, nem sempre essa percepção é alcançada pelas unidades escolares, muitas vezes absorvidas na atividade educativa como expressão de um processo burocrático e indefinido. Conhecer a comunidade em que está inserida (e, portanto, sua clientela), suas necessidades, potencialidades e expectativas, adequando a elas seu trabalho de atendimento educacional, é a única forma possível para a Escola atender às suas finalidades - formar cidadãos, conscientes e capazes, fornecendo, ainda, os conteúdos e habilidades necessários à sua melhor inserção no ambiente social.

1.2. ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA
A Escola está instalada num prédio de construção antiga com algumas áreas reformadas. Conta com apenas 07 salas de aula, sala de professores, sala de secretaria, laboratório de informática (sala adaptada), uma biblioteca (sala adaptada) 01 cozinha, 01 sanitário feminino, 01 sanitário masculino e um para os funcionários.
As salas de aula são pequenas, na parte de baixo com 04 salas com capacidade para apenas 36 alunos, na parte superior com 03 salas de aula mais amplas com capacidade para 40 alunos. A conservação em geral é boa, graças ao trabalho de conscientização de alunos e comunidade visando à preservação do prédio escolar. Apesar dos esforços conjuntos para melhorar as condições físicas, muito ainda precisa ser feito.
A Escola Estadual João Francisco da Silva está localizada na Praça José Lourenço de Carvalho, S/N, bem no centro da cidade. A zona urbana oferece água encanada em boa parte das casas, mas a água não é de boa qualidade. A cidade possui um bom saneamento básico, algumas ruas são asfaltadas, outra são calçadas e muitas ainda sem calçamento, a iluminação não é muito boa.
Atende a uma clientela de aproximadamente 517 alunos de Ensino Médio nos turnos: Matutino e Noturno. São 14 turmas, sendo 07 no matutino e 07 no noturno. Apresenta uma clientela diversificada em termos de idade e condição social, a maioria é proveniente de família de baixa renda, moradores da zona rural. Grande parte dos alunos já trabalha e durante a época da colheita há uma grande evasão. Com pouco tempo para os estudos, muitos apresentam defasagem de aprendizagem e também de idade / série.


1.3. PERFIL DOS ESTUDANTES
A clientela da Escola Estadual “João Francisco da Silva” não difere das de outras escolas públicas do interior cadenciada de modo geral, muitas vezes desnutrida, proveniente de lares desfeitos ou desestruturados pela falta de emprego ou atividade econômica. A maioria dos alunos é proveniente da zona rural, e muitas vezes ao se aproximar a época de plantações abandonam a escola para trabalhar na agricultura, os que moram na zona urbana, alguns por envolvimento com o álcool e as drogas são levados para o lado da delinquência. Esse contexto transforma nossos alunos em verdadeiros sobreviventes, para os quais o dia a dia se transforma em batalha pela manutenção da vida e dos poucos bens materiais de que dispõem. Dentro desse quadro, estudar, para uns, torna-se a única forma de escapar desse ambiente - e, para outros, uma atividade de rotina, desvinculada das finalidades que nos levam - direção, e docentes - à tarefa diária de oferecer-lhes as melhores condições possíveis de educação e inserção no ambiente social.

1.4. PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO
A Escola Estadual João Francisco da Silva está localizada na Praça José Lourenço de Carvalho, S/N, bem no centro da cidade. A zona urbana oferece água encanada em boa parte das casas, mas a água não é de boa qualidade. A cidade possui um bom saneamento básico, algumas ruas são asfaltadas, outra são calçadas e muitas ainda sem calçamento, a iluminação não é muito boa.
Não contando com empresas, indústrias e comércio, grande parte, da população local vê-se obrigada a migrar para os grandes centros urbanos a procura de emprego. Como a maioria sai sem qualificação muitas vezes são obrigados a retornarem à terra natal sem chance de ingressar no mercado de trabalho. A maioria dos jovens vai principalmente para São Paulo. Há na região um grande número de analfabetos. Grande maioria dos pais trabalha na roça ou são apenas vítimas do desemprego, sobrevivendo apenas de programas do governo, como bolsa escola, fome zero entre outros.
O atendimento médico à região é precário, havendo apenas um Posto Saúde da Prefeitura este próximo à Escola, mas nem sempre há médico de plantão. Quanto a atendimento hospitalar, não há no Município nenhum Hospital, quando há necessidade os pacientes são levados para cidade vizinha, Antas, e em casos graves, geralmente são levados para Aracaju-SE.
Não há bancos, apenas um Banco Postal do Bradesco. Não há nem mesmo um caixa eletrônico. O pequeno comércio é feito de algumas padarias, botequins, quitandas, lojinhas e pequenos mercados, dentro do perfil de poder aquisitivo da população local. Nem mesmo linha regular de ônibus possui, apenas a empresa Regional oferece apenas um horário. O atendimento escolar também é deficiente, havendo poucas escolas públicas e nenhuma privada.
A falta de áreas de recreação e lazer adequados para os jovens aprofunda ainda mais a instabilidade social do Município, pois, aliada à falta de oportunidades de emprego, canaliza as energias da clientela para o alcoolismo e o uso de drogas. A Escola mantém um bom relacionamento com a comunidade; apesar disso, não é grande a participação da mesma nas atividades regulares da Escola, restringindo-se a um número pequeno de pais mais conscientes e cooperativos.

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