sábado, 23 de outubro de 2010

III FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL – FACE

Relatório apresentado à DIREC 10 pelo Colégio Estadual João Francisco da Silva – Sítio do Quinto – BA, sob a Direção de Maria José Silva Matos de Santana. 

Sítio do Quinto
2010

A arte consiste em fazer os outros sentir
o que nós sentimos, em os libertar deles
                                                                 mesmos, propondo-lhes a nossa
                                                                           personalidade para especial libertação.



Apresentação:
Comprometida com o desenvolvimento da cultura Local, o Colégio Estadual João Francisco da Silva, com o apoio de toda a comunidade escolar, coloca em prática, 3º festival Anual da Canção do Estado da Bahia, que tem como desenvolvimento do projeto de Educação, Arte e Cultura do governo do Estado.
Visando a construção e ampliação das diversas linguagens da arte nas unidades escolares estaduais, este projeto é suma relevância para disseminação da arte em suas múltiplas possibilidades com destaque no campo da música, das artes visuais, dança, teatro etc. Dessa forma, o Colégio Estadual João Francisco da Silva pretende colaborar com o desenvolvimento dos alunos sitioquintenses que muitas vezes tem talentos incríveis até então desconhecidos.Portanto, faz-se imprescindível enfatizar que além do objetivo da Secretaria estadual de educação, o Colégio estadual João Francisco da Silva tem como propósito divulgar cada vez mais a importância das artes na vida humana e possibilitar a seus alunos o desenvolvimento  de suas potencialidades.

ETAPAS DA REALIZAÇÃO DO FESTIVAL

O III Festival Anual da Canção Estudantil foi realizado nesta Unidade de Ensino em 3 Momentos:

1.º Momento: Sensibilização da comunidade escolar da importância deste Festival;
2.º Momento: inscrição dos estudantes interessados em participar do Festival;
3.º Momento: Realização do Mini-Festival e escolha das três melhores canções.

Para a concretização desses momentos foi necessária a definição de algumas estratégias que possibilitaram a sensibilização para compreensão da importância das Artes como eixo estruturante no processo educativo e para a apreensão de uma concepção de Arte em suas distintas e diversas expressões. Nesse momento preparatório, os professores envolvidos com o projeto organizaram encontros semanais com dois professores de Arte, três de Língua Portuguesa e Literatura e a Diretora da Unidade Escolar.
Foi muito gratificante, pois todos se empenharam e os resultados foram bastante satisfatórios. Houve empenho tanto por parte dos professores como dos alunos.
Não foram muitos os alunos a se inscrever, pois só foram cinco, mas todos muito empenhados e motivados, tudo graças ao esforço e dedicação de toda a equipe envolvida.
Durante os encontros discutiu-se muito sobre a cultura regional, a valorização da cultura popular e o apoio que se costuma dar aos artistas da terra. Poucos são os que têm oportunidade de mostrar o talento artístico, este momento não poderia ter sido de melhor valia, pois o aluno que foi selecionado vibrou com o resultado e a oportunidade de poder mostrar o seu potencial, foi gratificante poder contribuir para que este Festival tivesse se realizado.     
Os professores de Língua Portuguesa e Literatura aproveitaram para explorar o potencial dos alunos, com concursos de poesias de paródias, foi muito gratificante.
Uma data foi escolhida para apresentação dos inscritos. E 06 de junho foi o Dia D. É chegada a hora da apresentação e a emoção toma conta de todos. Toda a comunidade escolar, pais e também muitas pessoas da comunidade se fizeram presentes. Como pedia o regulamento foram selecionadas três canções:
A comissão julgadora foi formada pelo corpo docente, algumas pessoas da comunidade e alunos que ajudaram os jurados a escolher as três melhores canções.

1.º Colocado. Felipe e Moises
Canção: Fank da Educação
2.º Colocado. Aleilton
Canção: Escrito nas estrelas
Vejam alguns momentos deste Mini-Festival nas fotos:

1.º COLOCADO

2.º COLOCADO


DATA
ATIVIDADE
18/03/2010
Apresentação do Projeto na Unidade Escolar
29/03 a 16/04/2010
Realização de atividades (textos, letras de música) na escola para estimular a criação.
19 a 30/04/2010
Inscrição dos alunos para o Festival
28/05/2010
Festival na Escola


Depois da apresentação uma pesquisa de opinião foi realizada com alguns alunos e professores vejam alguns depoimentos (relatórios em anexos).

Conclusão:

 A musicalidade é algo intrínseco a toda e qualquer povo, independente do gosto ou de qualquer especificidade cultural. Sejam ritmos melodiosos ou frenéticos, estes sempre fazem parte da realidade de pessoas dos gostos mais diversificados. Sendo assim, é chegada a hora de abrir espaço para que todas que fazem parte do Colégio Estadual João Francisco possam provar que a criatividade musical está presente nesta comunidade jovem, eclética e aberta as diversas tendências musicais.
Para isso, nada mais importante que o ambiente escolar em que se respira conhecimento e cultura, sendo a música o elo perfeito, capaz de unir em um só gênero toda capacidade musical dos sitioquitenses. Com isso, conclui-se que o FACE se constitui realmente em um momento de interação promovido pela linguagem mais lúdica que existe, a musical. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário